Pular para o conteúdo principal
Publicado em 1, Jul 2021 por economia_obser…
Indústria sendo visitada por pessoas com colete
Publicações

Santa Catarina gera 5,7 mil novas vagas na atividade industrial e de construção no mês de maio

Santa Catarina registrou um saldo positivo no mercado de trabalho formal de 13.587 novos postos de trabalho em maio. A indústria e a construção foram responsáveis por 5.718 novas vagas. Enquanto isso, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 5.355, 2.934 e -420, respectivamente.

Saldo empregos SC

 

Em relação ao saldo de empregos na Indústria de Transformação, Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo no mês – com abertura de 4.134 novos postos de trabalho. O estado ficou atrás de São Paulo e Minas Gerais, que registram saldo positivo de 9.824 e 5.571, respectivamente.

Ranking estados

O principal destaque catarinense no mês se refere ao setor da construção, que registrou um saldo de 1.358 novas vagas no mercado de trabalho. Entre os meses de janeiro a maio de 2021, a Construção apresentou saldo positivo de 10.886 – dos quais, 6.426 se referem à Construção de Edifícios. O segundo maior destaque de maio foi o setor de Madeira e Móveis, que registrou saldo positivo de 805 novas vagas, puxados principalmente pelas vendas externas, destinadas aos Estados Unidos.

O setor de Têxtil, Confecção, Couro e Calçados registrou expansão de 626 novos empregos em maio, após saldo negativo no mês anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela Confecção, com saldo positivo de 482 vagas, seguido do Têxtil com saldo positivo de 213 vagas. O setor se beneficia pela retomada do auxílio emergencial, que procura sustentar o consumo das famílias.

Saldo empregos setores

Enquanto isso, os setores participantes da cadeia de bens de capital continuam registrando ampliação no quadro de funcionários. Os setores de Máquinas e Equipamentos e Metalmecânica e Metalurgia registraram, em conjunto, saldo positivo de 1.471 novas vagas. O aumento na produção de bens de capital na economia nacional está influenciando positivamente na dinâmica desses setores em Santa Catarina.

Acesse o boletim abaixo para outras informações:

Tags Publicações