Pular para o conteúdo principal
Publicado em 27, Oct 2021 por economia_obser…
Homem em área industrial segurando uma prancheta
Publicações

Incertezas econômicas afetam confiança do empresário industrial

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em Santa Catarina registrou recuo de 0,8 pontos no mês de outubro. Apesar da queda, o indicador se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, com valor de 57,7 pontos, o que indica ainda um ambiente de confiança entre os empresários industriais. No cenário nacional, o indicador registrou valor de 57,8 pontos, queda de 0,2 pontos em relação ao mês anterior.

Este segundo recuo consecutivo sinaliza um ambiente de reajuste nas expectativas entre os empresários industriais.

Alguns desafios da economia brasileira vêm afetando o nível de confiança do empresário. Questões relacionadas à dificuldade de insumos e aumento de preços refletem, em parte, a piora no ICEI. No entanto, os empresários industriais mantêm expectativas positivas para os próximos meses.

ICEI

Componentes do ICEI

O ICEI é composto por dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência em relação aos últimos seis meses.

Cenário futuro segue otimista

A expectativa do empresário industrial catarinense para os próximos seis meses também registrou leve retração de 1,5 pontos na passagem entre o mês de setembro e outubro, atingindo 59,3 pontos. Apesar da queda, o índice mantém o patamar de otimismo do empresário em relação às expectativas futuras. Já a média brasileira se manteve estável, com 60,9 pontos.

Cenário futuro

Condições atuais mais favoráveis

Em relação ao Índice de Condições Atuais, Santa Catarina recuperou parte da queda registrada no mês anterior, com elevação de 0,7 pontos no índice em outubro. O indicador evidencia que há uma percepção entre os empresários industriais catarinenses de que as condições atuais se encontram melhores do que há seis meses. No cenário nacional, houve queda de 0,7 pontos, com índice atingindo 51,5 pontos.

Condições atuais

 

Para maiores informações acesse o boletim abaixo: