Pular para o conteúdo principal
Publicado em 26, Oct 2021 por economia_obser…
Indústria sendo visitada por pessoas com colete
Publicações

Retomada de comércio e serviços estimula criação de vagas na Indústria catarinense

No mês de setembro, Santa Catarina registrou saldo positivo de 17.829 vagas formais no mercado de trabalho. Desse valor, a Indústria foi responsável por 5.626 novas vagas, representando 31,5% no saldo total, enquanto os serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 7.359 (41,3%), 4.273 (24,0%) e 571 (3,2%) vagas, respectivamente. No acumulado do ano, o estado contemplou a abertura de 176.789 novas vagas formais em todos os setores – registrando o terceiro maior saldo entre os estados.

Saldo de emprego em Santa Catarina em setembro de 2021

No mês de setembro, Santa Catarina registrou o quinto maior saldo de empregos para a indústria de transformação, com abertura de 4.393 novas vagas. O estado ficou atrás de São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. No acumulado do ano, no entanto, Santa Catarina mantém a segunda colocação entre as unidades federativas com saldo de 69.168 novas vagas.

A retomada do fluxo de pessoas estimulou o resultado positivo para o setor de comércio em setembro, registrando o maior saldo para a atividade em Santa Catarina no ano de 2021. Essa dinâmica vem estimulando diferentes setores industriais ao longo do segundo semestre do ano.

As atividades de Couro e Calçados, bem como a de Produtos Alimentícios registraram maior aceleração na abertura de vagas no mês de setembro. O aumento na produção de calçados fez com que o setor registrasse saldo positivo de 326 novas vagas. Já a produção de produtos de panificação, biscoitos, bolachas, massas, entre outros, e laticínios, registrou ampliação de 594 novos postos de trabalho no mês de setembro.

Saldo dos setores industriais em Santa Catarina em setembro de 2021

Parte da indústria de Santa Catarina já demonstra aumento na produção como preparação para as vendas de final de ano, especialmente as atividades de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios, com a abertura de 869 novas vagas no mês de setembro.

Com uma recuperação mais equilibrada entre os grandes setores da atividade econômica em Santa Catarina, o uso do Benefício Emergencial (BEm) vem registrando quedas sucessivas no número de acordos. Essa dinâmica demonstra maior capacidade da economia catarinense na geração e manutenção do emprego e renda.

Acesse o boletim completo abaixo.

Tags Publicações