Pular para o conteúdo principal
Publicado em 30, Nov 2021 por economia_obser…
Pessoas de costas caminhando num ambiente industrial
Publicações

Indústria catarinense gera 3.412 novas vagas formais em outubro

O mês de outubro segue registrando saldo positivo nos empregos formais de Santa Catarina, com valor total de 17.713 novas vagas. O destaque positivo do mês vai para o setor do Comércio, com abertura de 4.330 vagas formais, representando o maior saldo do ano para o setor.

O maior saldo do mês se deu no setor de Serviços, com 8.840 novas vagas formais, enquanto a Indústria geral, a Agropecuária e a Construção registraram saldo de 2.544, 1.131 e 868 novas vagas, respectivamente. No acumulado do ano, o estado contemplou a abertura de 187.147 novas vagas formais em todos os setores – registrando o terceiro maior saldo entre os estados.

Referente à indústria de transformação, Santa Catarina registrou o quarto maior saldo de empregos no mês de outubro, com abertura de 2.485 novas vagas. O estado ficou atrás somente do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. No acumulado do ano, Santa Catarina mantém a segunda colocação entre as unidades federativas, com saldo de 69.670 novas vagas.

Ranking dos Estados – Saldo da Indústria de Transformação em outubro de 2021

A retomada da economia e dos eventos presenciais, além da redução nos casos da Covid-19 possibilitaram a manutenção do nível de atividade no Comércio, com destaque para o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, registrando a abertura de 534 novas vagas, seguido do comércio varejista de mercadorias em geral (hipermercados e supermercados), com 447 novas vagas no mês de outubro.

Essa expansão também orientou a abertura de novas vagas para a Indústria, onde as atividades de Confecção de artigos do vestuário e acessórios e a Fabricação de produtos alimentícios somaram juntas 1.175 novas vagas. Estes setores continuam sendo favorecidos pelas vendas de final de ano.

Saldo dos setores industriais em Santa Catarina: outubro de 2021

Outro destaque do mês foi o setor de Máquinas e equipamentos, pelo qual as atividades de Motores, bombas e compressores foram responsáveis por 147 novas vagas. Estas atividades vêm sendo impulsionadas pelas vendas externas, sobretudo para os Estados Unidos. Já a atividade de Tratores, máquinas e equipamentos para a agricultura registrou 115 novas vagas, orientado pelo momento favorável no setor agrícola.

Para mais informações, acesse o boletim na íntegra abaixo:

Tags Publicações