Pular para o conteúdo principal
Publicado em 30, Sep 2021 por observatorio
Roadmap SAR. Foto: Vitor Oliveira/ Secom SC
Publicações

O agronegócio catarinense conta com uma nova ferramenta para o planejamento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor no estado. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) lançou nesta quarta-feira, 29, o Roadmap Estratégico Integrado da Agricultura, um documento que traça a visão de futuro para o setor produtivo de Santa Catarina.

O documento foi construído numa grande parceria entre a Secretaria da Agricultura, Ceasa, Cidasc e Epagri, junto a outros órgãos do Governo do Estado, universidades e iniciativa privada. As discussões e o levantamento de informações foram liderados pelo Observatório FIESC, com o suporte de moderadores do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC), instituição integrante do Sistema S da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). 

O trabalho de desenvolvimento do Roadmap Estratégico da Agricultura e Pesca catarinense foi realizado a partir de estudos das atuais iniciativas estratégicas da pasta dos meios rural e pesqueiro catarinenses, do panorama socioeconômico atual e de tendências e oportunidades setoriais. O processo incluiu a realização de workshops com dinâmicas participativas  envolvendo especialistas setoriais, que desenvolveram atividades e conteúdos complementares a esses estudos de forma colaborativa.

O documento tem como objetivo promover a integração dos órgãos estaduais ligados à agricultura e pesca e, a partir de uma análise das principais cadeias produtivas instaladas em Santa Catarina e da identificação das megatendências, definir as estratégias integradas e indicadores para avaliação de desempenho para o setor.

“Um ponto de destaque é ver a sinergia e competências existentes nas entidades da pasta de agricultura e pesca de Santa Catarina, que o projeto potencializou e que o Roadmap vai potencializar”, apontou Juliano Pacheco, coordenador técnico do projeto no IEL/SC. 

Importância do agronegócio para a economia de SC
O agronegócio é o carro-chefe da economia catarinense, responsável por quase 70% de toda exportação e por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, cebola, pescados, ostras e mexilhões; segundo maior produtor de tabaco, palmito, aves, pera, pêssego, alho e arroz; quarto maior produtor de uva, cevada e leite.

As agroindústrias empregam mais de 60 mil pessoas de forma direta e contam com 55 mil famílias integradas no campo. A produção catarinense é exportada para mais de 150 países, entre eles os mercados mais exigentes e competitivos do mundo.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
 

Tags Publicações